sábado, 1 de setembro de 2012

AMIZADE DURA PARA SEMPRE?

 
 
Uma vez alguém me disse que amigos é algo muito difícil! Discordei, mas ela reforçou… Nós temos é companheiros de jornada! Será que é assim? Aí pensei: Que pena! Tenho a certeza que procuro deixar um pouquinho da minha essência e do meu carinho a todos. Quando abraço, faço-o com carinho, quando sorrio, faço-o com sinceridade, quando chamo a atenção, faço-o para buscar o melhor de si. Terei sangue de barata? Serei bobinha? Rs Acredito que o maior tesouro é contar com muitos que querem o meu bem, que torcem mesmo de longe por mim, que fazem uma prece do fundo do coração, ou que dizem: olá, estou aqui, se precisar! Mas... Ás vezes passa pela minha cabeça: Amizade dura para sempre? Eu devo confessar que também já tive algumas decepções com amigas, costumo ser muito leal com as minhas amizades, mas nem sempre a recíproca é verdadeira. São decepções que vamos colhendo ao longo da vida e passamos por vezes a não confiar tanto quanto confiávamos no passado. Uma das piores coisas que pode existir é saber que você foi leal, confiou em uma amiga e esta não correspondeu a altura. Há diversos tipos de traições, não existe somente a traição entre casais, entre namoradas, existe também a traição entre amigas. Traição não relacionada com a nossa amiga e a nossa namorada, mas traição relacionada a confidências trocadas, segredos repartidos, confiança cega. Quantas não foram às vezes em que a ‘suposta’ amiga pôde contar com você em qualquer circunstância, e quando foi você a precisar ficou ‘a ver navios’. Como diriam os antigos ‘Cautela e canja de galinha não faz mal a ninguém”. Claro há quem tenha a sorte de ter uma amiga fiel escudeira, sempre presente e pronta para tudo, mas certamente são raras. Agora se você tem uma amiga assim, então, parabéns para você! Preserve e cuide para que esta amizade nunca termine… Che l’amicizia é perpetua mentre ultimi!
Maria Luisa Martins
 

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Primeiro Amor.

 

Hoje de manhã, estava em caminhada pela rua e deparei-me com a cena de dois jovens a trocar olhares e isto fez com que refletisse e voltasse aos meus 15 anos, iniciando as aventuras da vida em relação ao aprimoramento do amor... Como é lindo observar duas pessoas começarem a viver o amor com a intensidade que já vivenciamos... Isto faz com que possamos viajar e recordar bons momentos, que graças a Deus não somem de nossa memória, somente dão um tempo.
Vê-se cumplicidade nos olhos, não há palavras, somente troca de olhares. O coração se completa, as palavras são silenciosas, mas são verdadeiras, são entendidas e compreendidas na primeira pessoa. Quem já viveu, quem já sentiu esta sensação de tremura, de calor, nunca esquecerá. As primeiras vivências em nossa trajetória ficam inesquecíveis. Neste sentimento o mundo é cor de rosa, tudo parece se tornar muito acessível. Não tem dificuldades, tudo parece ser eterno e um grande sonho, como conto de fadas. Mas a vida vai passando e com ela vamos aprendendo que neste caminho também existe decepções. Faz parte do amadurecimento, do aprendizado. Este fortalece, nos mostra que não morremos com o fim do primeiro amor, com perdas que não admitimos em nossa vida, mas que infelizmente farão parte deste mundo. Acho que o importante é a chance e a oportunidade que tivemos de sermos felizes, de acertarmos, de errarmos, de enfim fortalecermos. Vivemos momentos felizes, demos oportunidade para que a vida oferecesse momentos únicos e cúmplices. Sofrimentos sempre farão parte de nossa trajetória, mas nunca estamos sozinhos, isto é certo... Tenha a certeza que na vida nada acontece por acaso! Após algum tempo você olha e vê que a vida continua e o mundo não acabou, surgiram novos amores, novas decepções, novos caminhos e novas decisões, mas… O importante é em algum momento você ser feliz!

Maria Luisa Martins
 

COISAS DO CORAÇÃO

 

A vida é assim mesmo, não vem com manual. Seria muito mais fácil se viéssemos a este plano integrado com alguma cartilha ou manual de instruções. Os erros e posteriormente acertos seriam previstos de forma a nos contemplar com aquele dom que todo ser humano dotado de ansiedade e ambição costuma querer, o de ter o controle da própria vida. Seria menos ardido dobrar a esquina de casa com a mais absoluta cautela sabendo que na próxima curva eu cairia de peito no asfalto esfolando os joelhos. Seria menos dolorido ouvir um “adeus!” ou sentir saudade de quem já foi embora caso eu soubesse que um dia poderia presenciar tal dramaturgia. Mas a gente não vem pronto, a gente vem incompleto. Nasce incompleto, cresce incompleto e em vezes até morre incompleto. Tem coisas que a gente sente vontade de ter, mas o que realmente a gente quer na verdade não é nada, sequer isso exista, ou seja, matéria. Poder ser humanamente abstrato, aí sim é que vejo beleza nessa incessante vontade de ter. A gente não se dá conta, mas o tempo todo estamos aptos a ter algo, a receber algo. Se tivéssemos nosso manual em mãos à incerteza seria riscada do nosso dicionário, mas, e aquele gostinho da surpresa que muitas vezes nos arranca suspiros e nos tira, por um momento, o ar dos pulmões? Erroneamente muita gente se sentiria contemplada, mas eu não. Que graça teria se eu soubesse que aquela pessoa querida iria me ligar no fim da noite, ou mandar um telegrama, uma carta de amor ou um email mesmo? Pessoa querida é aquela que entra na sua vida sem manual de instrução. É aquela que te abre um sorriso no rosto seguido de um agradecimento toda vez que recebe um elogio teu; é aquela que não te define e classifica pelo seu status, mas sim pelo fato de você ser simples e essencial ao mesmo tempo na vida dessa pessoa. Eu não sabia que esse tipo de pessoa existia e me faria existir também, mesmo não tendo um cronograma indicando que a mesma entraria na minha vida, mas depois a dona metáfora me ensinou que quem abre as portas das palavras pra acolher alguém dentro do coração é digno de consideração, e que muitas vezes o sentido ultrapassa o significado. Eu faço sentido para alguém e alguém faz sentido para mim. E tu, faz? É só isso que eu preciso saber. Na verdade, quem tem que saber é você. Eu já sei.
Maria Luisa Martins