terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A beleza está na alma!



Há quem tenha receio de se deixar seduzir pela beleza, como se a beleza por si só fosse algo menor! O que não é verdade. Beleza me fascina! Mentiria a mim própria se falasse o contrário! O belo cativa e transcende a alma, mas como surge sem esforço é memorizado e invejado. Eu acho tratar-se de um privilégio apreciar... Eu aprecio, ainda que não seja motivo único ou principal que me levam a sentir-me cativada, mas não receio, tal como não receio a inteligência!
Queria que, quando alguém me chamasse de gostosa, isso fosse um elogio ao meu caráter e não um “eu te comeria se você me desse mole"! Que coisa… Como a nossa sociedade troca a “cultura da alma” pela “cultura do corpo”. Investe-se ao máximo naquilo que é a dimensão mais inferior do ser humano – embora importante – o corpo. É claro que todas nós queremos namorar alguém bonito!
Eu também quero uma mulher glamorosa, mas nunca é de esquecer de que o mais importante é “invisível aos olhos”. O que é visível desaparece um dia, e ficará velho com o passar do tempo.
Aquilo que você não vê: o caráter da pessoa, a sua simpatia que se mostra sempre atrás de um sorriso fácil e gratuito, o seu bom coração, a sua tolerância com os erros dos outros, as suas boas atitudes, etc., isso tudo não passará, isso o tempo não poderá destruir. É o que vale.
Se você comprar uma pedra preciosa só por causa do seu brilho, talvez você compre uma “jóia” falsa. É preciso que você conheça a sua constituição e o seu peso.
O povo diz muito bem que “nem tudo que reluz é ouro”. Se você se frustra no plano físico, poderá ainda se realizar nos planos superiores da vida: o sensível, o racional e o espiritual. Mas, se você se frustrar nos níveis superiores, não haverá compensação no nível físico, porque ele é o inferior, o mais baixo.
A felicidade não está na cor da pele, no tipo do seu cabelo e na altura do seu corpo, mas na grandeza da sua alma. Precisa cultivar o que é essencial; aquilo que é invisível aos olhos. A obra mais linda e mais duradoura é aquela que se constrói na alma porque esta é imortal! Vocês não acham?
Maria Luisa


Sem comentários:

Enviar um comentário