terça-feira, 8 de novembro de 2011

Sorrir é a solução.

Hoje, por momentos estava minha mãe e eu conversando, quando meu sobrinho de sete anos de idade brincando, passava por nós todo sorridente. Sabe aquela alegria contagiante? Sabe aquelas risadas e aquele sorriso gostoso? Era o dele. Minha mãe disse quase suspirando: ‘ahh, como é bom ser criança, meu Deus... ’ E eu logo pensei: deve ser mesmo a melhor fase da vida. Não tem problema na cabeça, o cora...ção é limpinho, dorme tranquilo e tudo se resume em sorrir, sorrir e sorrir. Independente de ser criança ou não, ter bom humor é fundamental. Alguém aí discorda? Tudo bem, nada é 100% e manter um sorriso-Colgate o tempo todo realmente não rola. Mas, tem gente que tem uma mania horrenda de reclamar e murmurar por besteira. Nada agrada, nada satisfaz e por tudo se lamenta. Nem tudo é cor-de-rosa como gostaríamos que fosse, sempre tem algo nos incomodando e nos tirando do sério. E são justamente esses pequenos-grandes detalhes que nos roubam e ofuscam o nosso sorriso. Sim, mas e daí? Me diz, I-D-A-Ì? Tentar manter o equilíbrio e abstrair certas coisas pode ser a melhor saída, pelo menos para evitar que pire a cabeça. A rotina do dia-a-dia te empurra e te cobra atitude. Sorrir é como antídoto, como remédio. Bem, assim penso eu. Mesmo que a gente se encontre em meio à dificuldade, quando sorrimos, ela é encarada com mais leveza. Quando fazemos as coisas sorrindo, a tendência é nos tornarmos mais humanos, mais compreensivos para entender os sentimentos, as pessoas e o mundo. É algo que deve ser praticado, exercitado e construído. O resultado é como um tipo de ajuda para neutralizar a carga das contrariedades. E a vida acaba te mostrando e dando novas razões para se alegrar. Sorrir contamina e abre caminhos. Isso mesmo, funciona. Experimente. E como dizia Charles Chaplin:

‘Um dia sem rir, é um dia desperdiçado’.

Maria Luisa

Sem comentários:

Enviar um comentário